10 verdades sujas sobre carros elétricos que ninguém está falando

Sempre ouvimos muito sobre os benefícios ambientais dos veículos elétricos e, embora eles realmente produzam menos emissões do que os carros movidos a gasolina, o que você pode não saber é que os impactos ambientais desses veículos elétricos vão muito além do tubo de escape. Além disso, a produção de baterias para veículos elétricos consome muita energia. Por exemplo, a fabricação de uma bateria Tesla Model S requer o uso de energia equivalente a 50 residências. Além disso, a remoção dessas matérias-primas causa degradação do solo, perda de biodiversidade, danos às funções do ecossistema, escassez de água e aumento do aquecimento global. Ao avaliar as emissões de gases de efeito estufa das baterias de veículos elétricos, há vários fatores diferentes a serem considerados, desde a mineração de íons de lítio até a produção de energia da rede elétrica, até a fabricação e descarte de baterias.


Embora ainda existam alguns obstáculos em termos de veículos elétricos se tornarem comuns (como custos de fabricação), mais pessoas continuarão mudando de motores de combustão interna para simplesmente conectá-los em casa. Os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares, e isso é bom! Mas suas baterias vêm com seu próprio conjunto de impactos ambientais. É importante entendê-los enquanto corremos para fazer a mudança para a eletricidade. Embora os veículos elétricos produzam zero emissões durante a condução, a fabricação e o descarte das baterias podem ter um impacto significativo nas emissões de gases de efeito estufa.

Relacionado: Explicado: Baterias de íon de lítio versus hidrogênio versus baterias de estado sólido

VÍDEO DE TOPSPEED DO DIA

10 A produção de baterias EV consome muita energia e gera emissões significativas

Quando você está dirigindo seu veículo elétrico, é fácil esquecer que a bateria do seu carro é uma pequena usina de energia. Como as baterias de veículos elétricos são muito grandes e exigem muita energia para serem fabricadas, sua produção gera emissões significativas de gases de efeito estufa. A produção de baterias de íon-lítio representa 10% de todas as emissões de veículos elétricos. Ao construir uma bateria de carro, especialmente em uma fábrica movida a combustíveis fósseis, do tipo encontrada em lugares como a Alemanha, as emissões da fábrica podem chegar a ser 74% mais C02 do que o que poderia ser reduzido ao construir um motor de combustão interna convencional (ICE ) carro. Para fabricar uma bateria de SUV de 500 quilos (1.100 libras), a fábrica acaba bombeando significativamente mais gases que aquecem o clima do que um carro ICE.

9 Processo de mineração de lítio danifica e contamina ecossistemas

Planta de Processamento

O principal componente das baterias de carros elétricos é o íon de lítio. A mineração dessa substância é conhecida por gerar muita poluição tóxica. Embora se saiba que todas as formas de extração de recursos são prejudiciais ao meio ambiente, a mineração e processamento de lítio é muito intensivo em energia e tende a ser feito de maneiras muito prejudiciais ao meio ambiente. Na América do Sul, onde estão localizadas as salinas para o lítio, são principalmente territórios áridos. A água é importante para a subsistência das comunidades locais, mas a mineração não apenas consome, mas também contamina e desvia esses escassos recursos hídricos para longe dessas comunidades. Às vezes, 2,2 milhões de litros de água são usados ​​para produzir uma tonelada de lítio, o que faz com que as atividades de mineração consumam até 65% da água de lagos, lagoas e afins.

8 O processo de fabricação libera poluentes nocivos no ar

Fábrica

Agora, os veículos elétricos são o melhor passo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas como já estabelecemos, o modelo atual de fabricação de suas baterias de íon-lítio ainda produz poluição nociva, um problema que precisa ser resolvido. No processo de extração e refino de lítio, o cobalto (que é um dos principais metais que o fazem funcionar) e os outros metais usados ​​na produção de baterias geralmente liberam poluentes atmosféricos nocivos e muito perigosos, que incluem dióxido de enxofre, nitrogênio óxido e monóxido de carbono. Além disso, as reações químicas que ocorrem durante a produção dessas baterias também liberam produtos químicos tóxicos no ar. Alguns desses produtos químicos tóxicos são fluoreto de hidrogênio e óxido de níquel. Esses poluentes são conhecidos por causar problemas respiratórios, danos ao meio ambiente e, às vezes, até mortes.

Relacionado: Veja como as baterias de estado sólido mudarão os EVs para sempre

7 O carregamento via rede aumenta a demanda por fontes de energia sujas

Close-up_of_an_electric_car_charging_station
Ivan Radic via Flickr

Close-up de um carro em uma estação de carregamento

Embora os veículos elétricos (EVs) possam reduzir as emissões no tubo de escape, a energia usada para movê-los ainda pode ser conhecida por contribuir para as mudanças climáticas. Para carregar as baterias desses veículos elétricos, elas precisam ser conectadas à rede, seja em casa, no trabalho ou em uma estação de carregamento. Isso significa que a energia usada pelos VEs ainda depende em grande parte do tipo de usina de geração de eletricidade que está alimentando sua carga. Infelizmente, muitos países ainda usam fontes sujas de energia como carvão e gás natural – que sempre aumentaram as emissões de gases de efeito estufa. Portanto, embora seja uma ideia fantástica mudar para um veículo elétrico, é importante considerar de onde vem a eletricidade que alimenta e carrega, quanta energia – e que tipo de energia – está usando e alternativas eficientes. Esta é uma das razões pelas quais a Toyota está tão interessada no hidrogênio como combustível alternativo.

6 Descarte inadequado de baterias gastas libera produtos químicos tóxicos

compactador de aterro
Ropável via Wikimedia

compactador de aterro

Outro grande impacto ambiental das baterias de veículos elétricos é o seu descarte. Sempre que os veículos elétricos chegam ao fim de sua vida útil, eles precisam ser devidamente reciclados, pois também podem liberar gases perigosos. Isso é importante porque eles também podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente. Nem todas as baterias de veículos elétricos são recicladas regularmente. Isso geralmente leva ao acúmulo contínuo de todas as baterias gastas em aterros sanitários, embora esta seja uma batalha contínua, com fabricantes como a Tesla liderando o caminho. Baterias que não são recicladas adequadamente, porém, acabam descartadas sem tratamento adequado. Quando essas baterias de VE gastas não são descartadas adequadamente, os poluentes químicos que compõem seu núcleo, como chumbo, níquel, cobalto e lítio, podem entrar no meio ambiente e prejudicar a vida selvagem e a saúde humana. É por isso que os fabricantes precisam garantir que as baterias usadas sejam descartadas adequadamente em centros de reciclagem para ajudar a proteger nosso meio ambiente de produtos químicos tóxicos.

Relacionado: Carros movidos a hidrogênio podem mudar o jogo, mas há dúvidas sobre seu futuro

5 Materiais valiosos em baterias de veículos elétricos não são reciclados

Volvo XC40 Recharge, estrutura base
Volvo

Estrutura da base e rodas do Volvo XC40 Recharge

Conforme discutido anteriormente, as baterias de veículos elétricos contêm um campo minado de materiais valiosos que podem ser reciclados. Infelizmente, isso não é feito com frequência suficiente. Nesse processo de reciclagem, as células das baterias antigas precisam ser desmontadas e os componentes devem ser separados em diferentes materiais como cobre, níquel, cobalto e alumínio. Esses materiais podem ser reaproveitados em novos produtos. Este processo de reciclagem em baterias de veículos elétricos é um passo muito importante para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da mineração e a produção de novos materiais que poderiam ser derivados de células gastas, pois diminui a necessidade de mineração de novos materiais. O processo mantém esses materiais valiosos fora dos aterros e os faz circular dentro da economia. A reciclagem dessas baterias também reduz o consumo de energia da produção de células em até 80% e é um ganho para todos nós.

4 Instalações de armazenamento de baterias podem causar riscos ambientais

Planta de Processamento
Calistemon via Wikimedia

Vista superior de uma planta de processamento

Uma grande questão ambiental com veículos elétricos é o armazenamento e descarte de baterias de íon-lítio no final de seu ciclo de vida. Se não forem descartados adequadamente, as instalações de armazenamento de baterias onde estão podem gerar resíduos perigosos. Também é importante considerar onde esses locais estão localizados para garantir que substâncias perigosas não sejam liberadas no meio ambiente. Se uma instalação de armazenamento estiver localizada em um local com um ecossistema frágil, isso terá consequências terríveis. Além disso, ao armazenar e descartar baterias, os protocolos de segurança adequados também devem ser seguidos para evitar o contato não intencional com materiais perigosos. Estas e algumas outras são as considerações que devem ser levadas em conta ao avaliar os impactos ambientais das baterias de veículos elétricos, para garantir o uso sustentável de veículos elétricos e reduzir quaisquer riscos potenciais.

Relacionado: O que acontece com todas as baterias EV antigas?

3 Eles têm emissões de vida útil mais altas do que carros a gasolina.

Vista lateral do Tesla Model 3 azul

Ao calcular o volume de veículos elétricos necessários nas estradas e o número de baterias que precisam ser construídas para alimentá-los, lembre-se dos processos pelos quais essas baterias passam antes de entrar nesses veículos e você perceberá que os veículos elétricos podem ter maior vida útil emissões do que os carros a gasolina. O processo de fabricação com o qual as baterias de veículos elétricos são produzidas pode produzir mais emissões do que aquelas associadas à produção de motores de combustão interna. Isso se deve principalmente à grande quantidade de energia necessária para minerar, fabricar, processar, armazenar e transportar baterias de íon-lítio. No entanto, se o processo de fabricação for otimizado e esses riscos forem controlados, em termos de emissões totais ao longo da vida, os veículos elétricos ainda saem na frente porque suas emissões de escapamento – que são as emissões de CO2 durante a condução – são muito menores/insignificantes em comparação com as da gasolina carros.

2 As baterias EV têm um impacto significativo do Well-to-Wheels

Esquemas do trem de força eDrive do BMW i7

As baterias de veículos elétricos podem reduzir significativamente as emissões do tubo de escape, mas seus impactos do poço às rodas são significativamente mais complexos. Desde o processo de mineração que é perigoso para o meio ambiente, até sua fabricação, que é feita principalmente em fábricas que dependem de fontes de energia suja, até a produção da rede elétrica e seu descarte no final de seu ciclo de vida, seu efeito geral nas emissões de gases de efeito estufa deve ser levado em consideração. A boa notícia é que, com os regulamentos surgindo regularmente e com o aprimoramento das tecnologias avançadas de bateria, a sustentabilidade dos veículos elétricos melhorará com o passar do tempo. Confiar apenas em veículos elétricos para reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas não é a solução. Precisaremos de uma combinação de estratégias como refinamento do processo de mineração, melhoria da eficiência energética em outras indústrias, eletrificação do transporte e descarbonização da geração de eletricidade.

Relacionado: 10 coisas que você precisa saber sobre baterias de estado sólido e EVs

1 Reduzir ou compensar suas emissões de gases de efeito estufa é uma obrigação

  Mercedes Benz EQS SUV

Ao longo dos anos, a tecnologia da bateria melhorou muito. As baterias de íons de lítio têm mais capacidade de produzir eletricidade quando estão sendo carregadas e resistência interna muito menor do que suas antecessoras. Esta nova tecnologia apresentou a oportunidade de tornar a eletrificação do transporte um sucesso. No mundo dos VEs, sua importante eficiência é aprimorada em todas as seções do processo de produção da bateria. Para tornar o processo de fabricação dessas baterias mais ecológico, existem dois caminhos possíveis que podemos seguir. As empresas envolvidas devem investir tempo e recursos para fazer as coisas com mais eficiência, para que usem menos matérias-primas sem perder capacidade ou energia da bateria. Embora não seja garantido, é o caminho mais provável a seguir. Outra possibilidade é inventar uma nova tecnologia de bateria mais limpa que não use lítio. Isso também não é garantido.